quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Qual a melhor forma de recolher e reciclar pilhas e baterias e que prejuízos o descarte pode provocar no meio ambiente?

A forma ideal para o descarte de pilhas e baterias usadas é depositá-las em pontos específicos de coleta seletiva, que as encaminham aos fabricantes ou a empresas especializadas em reciclagem, dando assim uma destinação final ambientalmente adequada. Enquanto a coleta específica não se torna uma realidade no país, o mais sensato é que o consumidor entregue esses produtos a organismos que adotaram campanhas de recolhimento, como, por exemplo, a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), no Rio de Janeiro, e uma rede bancária que implantou um sistema de coleta em suas agências. O material assim recolhido vai para aterros industriais, destinados a materiais perigosos ao ambiente.

O descarte de pilhas no lixo doméstico é um fato extremamente grave e, com o passar do tempo, ocorre inevitavelmente a contaminação de plantas, solos e lençóis freáticos, devido à corrosão da blindagem da pilha (invólucro externo de aço) disposta em aterros ditos ‘controlados’ e lixões.

Pilhas e baterias precisam receber uma destinação especial, pois apresentam metais pesados tóxicos, como chumbo, cádmio, mercúrio, níquel, além do eletrólito (solução condutora de eletricidade), que é corrosivo. Esses metais pesados liberados no ambiente após a corrosão do produto usado têm a propriedade de bioacumulação por meio da cadeia alimentar, gerando efeitos tóxicos no organismo humano e de outros animais.

Hoje, graças a pressões políticas e a novas legislações ambientais que regulamentam a destinação de pilhas e baterias em diversos países do mundo, alguns fabricantes já recolhem os produtos usados. Há diferentes processos de reciclagem em escala comercial. Em um deles, os compostos voláteis tais como água, produtos orgânicos e mercúrio são separados da fração metálica, concentrados, tratados e levados a um destino final.

Uma boa medida para evitar a contaminação ambiental é o uso de produtos recarregáveis em substituição aos modelos de uso único, pois a geração de resíduos contendo metais pesados por unidade de tempo é muito menor (da ordem de 100 vezes menos). O problema é que o custo inicial dos produtos recarregáveis é elevado. Embora esse custo seja amortizado ao longo do tempo, grande parte da população não tem poder aquisitivo para comprá-los.


Júlio Carlos Afonso
Instituto de Química,
Universidade Federal do Rio de Janeiro

22 comentários:

Anônimo disse...

Andreia numero 15 3A

As pilhas e baterias precisam receber uma destinação especial pois prejudical o ambiente e o ser humano porque possuem elementos toxicos pesados que corroem poendo contaminmar solos,plantas e lençois freaticos.Com isso devemos reciclar pilhas e baterias levando as aos locais que as coletal para que se possa ter um encaminhamento aos aterros industrias se grand parte das pessoas fizem isso daqui um tempo isso vai virar leis nos paises que não adotaram esse metodo de reciclagem

Ramiro - nº 8 - 3º A disse...

Eu entendi que não é o certo jogar pilhas e baterias no lixo domestico, porque sua composição é muito perigosa ao meio ambiente. O certo é ter a coleta seletiva, mas nem em todo lugar há isso ainda. E também as pessoas que tem uma boa renda é adquirir produtos recarregaveis.

Ramiro - nº 8 - 3º A

Raissa Fernandes;nº32;3ºA disse...

A melhor forma para o descarte de pilhas e baterias usadas foi dita que é depositá-lasem pontos específicos de coleta seletiva,que são encaminhadas aos fabricantes ou empresas especializadas em reciclagem,que dão um final adequado não prejudicial ao meio ambiente.Porém,esse tipo de coleta é inexistente nesse país,sendo o mais sensato a fazer é entregar esses produtos a organismos que adotaram campanhas de recolhimento,como a COMLURB.O que não se deve fazer é descartar esses objetos em lixo doméstico,pois é um fato extremamente grave e prejudicial.Os prejuízos são a contaminação de plantas,solos e lençóis freáticos,devido a corrosão da blindagem da pilha(invóculo externo de aço)disposta em aterros ditos controlados e lixões. Objetos como esses são extremamente agressivos ao meio ambiente e à saúde do homem, já que são compostos de produtos químicos de alto nível tóxico,por isso precisam ter uma destinação especial.São altamente corrosivos.Hoje em dia alguns fabricantes já recolhem os produtos usados.Há diferentes processos de reciclagem em escala comercial.Em um deles compostos voláteis são separados da fração metálica,concentrados, tratados e levados a um destino final.
A melhor medida criada até hoje é usar produtos recarregáveis em substituição aos modelos de uso único.O único problema é que o custo inicial dos produtos recarregáveis é elevado.Embora ele tenha uma queda ao longo do tempo,boa parte da população não tem poder aquisitivo para comprá-los.

Daniela nº18 3ºA disse...

As pilhas e baterias devem ter uma destinação específica por conterem metais pesados e tóxicos.
A melhor forma de descarte seria levá-las em lugares que realizam a coleta desse material para levarem para o fabricantes desses objetos ou empresas específicas em reciclagem para uma destinação final adequada,pois o descarte desses materiais junto ao lixo doméstico pode provocar a contaminação do solo e das águas devido a sua corrosão.Onde não existe esse tipo de coleta,os produtos devem ser levados a lugares que fazem campanha de coleta e levam os materiais para aterros destinados a materiais perigosos.
Com as leis ambientais alguns países já fazem uma coleta diferenciada desses produtos.Mas a melhor forma de evitar a contaminação seria os produtos recarregáveis,mas apesar do benefício que traz, o custo é alto e muitas pessoas não tem dinheiro para comprá-los.

thiago disse...

A melhor forma de se reciclar pilahs é coloca-las em uma garafa plastica e jogar em um lugar proprio para pilhas .......
A pilha nao pode ser jogada em um lixo comum por causa da sua radiotividade .

OBS; nunca jogar em locais como agua ,lixo comum ,terra q possue plntaçao e outros varios lugares, somente em locais proprio.

janaina disse...

E um bom geito de se reciclar a pilaha enterrando em um local com terra seca e sem uso agricola ......
tambem é recomendavel jogar em lixos feito para a pilha , hoje em dia ja existe varias opçoes para a pilha.O q nao podenao pode fazer é chogar em lugar aberto e nem lugares que vai afetar o solo, e a natureza.

Unknown disse...

eu entendi que: Há diferentes processos de reciclagem em escala comercial.em um deles,os compostos voláteis tais como água,produtos orgânicos e mercúrio são separados da fração metálica,concentrados,tratados e levados a um destino final.

juliana
3ºa
N°:24

Rafaya nº31 disse...

Realmente há uma grande necessidade de se ter um lugar apropriado para esses materiais, que com o tempo podem causar danos à natureza e à nós, pois contem em sua composição chumbo,cádmo, mercúrio. Acho que os fabricantes, devem mesmo, recolher o material,ou deveriam optar por pilhas recarregáveis, assim o problema diminuiria.

masterson disse...

Esse é um tipo de problema que nao traz só altos riscos ao ser humano,mais sim o ser vivo em geral.
Se nós ser humano contaminamos os solos,as plantas e lençóis freaticós,estaremos nús contaminando e também contaminando os animais.
Então nós ser humano devemos tomar vergonha e tomar prvidências imediata.Por exemplo: Passar a dar essas pilhas e batérias aos fabricantes que recolhem o produto ou passar a usar produtos recarregavéis.

Diego dos Santos Francisco disse...

Devemos ajudar na coleta de pilhas e baterias,pois o Homem é o principal responsável pelo aquecimento global.As pilhas e as baterias contêm metais que são prejudiciais para o Planeta e para a saúde humana.Assim,a coleta deve permanecer no mundo.
Abraços

Anônimo disse...

Devemos ajudar na coleta de pilhas e baterias,pois o Homem é o principal responsável pelo aquecimento global.As pilhas e as baterias contêm metais que são prejudiciais para o Planeta e para a saúde humana.Assim,a coleta deve permanecer no mundo.
Abraços
Diego dos Santos Francisco 3º A Raul Soares
diegosantosfrancisco@hotmail.com

Laura Caneschi disse...

As pilhas e baterias são muito perigosas mesmo. O certo é ter uma coleta própria. Mas muitas pessoas não sabem do perigo que é as pilhas e baterias, por isso a jogam em qualquer lugar. Elas podem gerar efeitos tóxicos nos animais e em nós mesmo. Para evitarmos esse problema seria bom o uso de pilhas e baterias recarregáveis.
Laura 3ºA nº.26

Priscilla de Oliveira;3º A disse...

Hoje em dia já se regulamentariza a destinação de pilhas e baterias em diversos países do mundo, alguns fabricantes já recolhem os produtos usados.Apesar delas terem muita utilidade,provocam no meio ambiente,sérios problemas como:contaminação de plantas,solos e lençóis freáticos;devido a presença de metais pesados tóxicos.
Por isso devemos descartar esses materiais usados e depositá-los em pontos específicos de coleta seletiva,dando assim uma destinação final adequada.

Ass.:Priscilla de Oliveira; 3ºA

Thássio N:13 3ºA disse...

Na minha opinião,os governos deveria mandar tos as empresas que tem metais pesados ou produtos toxicos a saude do ser humana ou da fauna ou flora,as empresa teriam de fazer a reciclagem desses produtos para não prejudicar o meio ambiente.

jessica santos -23-3 disse...

As baterias é um perigo a saúde e ao meio ambiente,se não for reciclada do jeito certo.Elas contém chumbo,cádmio,mercúrio,níquel e o eletrolito(metal corrosivo),se forem descartadas no lixo doméstico ao passar do tempo ela contamina plantas,solos e lençois freáticos.Para evitar a contaminação é necessário o uso de produtos recarregáveis,mas o problema é que o custo é elevado, com isso devemos encaminhar esses produtos a organismos em campanhas de recolhimento,para que possamos ter um mundo melhor.

jessica santos_N:23_3:A disse...

As bacterias é um perigo á saúde,se não forem reciclada do jeito certo.Elas contem chumbo, cadmio, mercurio niquel e eletrólito(metal corrosivo), se elas forem descartadas no lixo domestico, com ao passar do tempo ela contaminara plantas, solos e lençois freáticos.Para evitar a contaminação é necessario o usode produtos recarregáveis, mas o problema é que o custo inicial é elevado, e grande parte da população não tem condições para compra-lo.Com isso o certo a se fazer é entregar para organismos de campanha de recolhimento.Todas essas precauções ajudará para um mundo melhor.

Roberta - nº33 - 3ºA disse...

Muitas pessoas não tem consiencia do perigo que estão correndo ao não descartarem corretamente as pilhas e batéria que já foram usadas. E por isso essa matéria é de grande importância, pois além de alerta-las sobre os eventuais problemas que as pilhas e baterias não recicladas podem causar ao meio ambiente, ela também explica como deve ser feito para o descarte desse material de um modo seguro, sem qua haja consequências futuras. Mostra-os que simples atos, como o de depositar o lixo em um local apropriado para seu tipo, pode ajudar a preservar o meio ambiente, e até mesmo sua propria segurança.

Ranieli n°9 3A disse...

Bom eu acho que esse e um assunto muito serio a se tratar. mais como voce comento no brasil ainda nao existe empresar ou lugares adquedados para que tais objetos sejam depositados tbm acho uma coisa meio improvavel que aconteça no brasil uma coleta de pilhas e materias. outra coisa sobre o aspecto bioacumulativo eu acho que nao e muito bom pensar sobre isso porque nos as vezes comemos sem mesmo saber da onde vem a comida entao porque vamos nos preocupar agora mais sim e importante claro q e, porque os materais que constituem a pilha entre outros materias podem se torna fatais mais acho dificil alguma pilha dessa infectar alguem ja que o tempo de corrosao delas sao enormes nao me lembro bem quanto tempo mais isso e uma coisa que se deve fazer ao longo do tempo nao e uma coisa que se precise fazer agora e sim para daqui uns 50 anos mais talves porque ai sim as pilhas teram se decomposto e infectaram o ambiente causando problemas ja que os elementos soltos por ela no meio tem a capacidade se acumular em seres vivos ...

Unknown disse...

Um faot preocupante q ealmente deve ser revisto!
Mta pessoas nao tem conhecimento sobre tal tema...
Acho q primeiramente deve haver um apoio da populacao para que possa haver uma melhoria nesse ponto!
Com a populacao tendo conhecimento das causas de tais atos, faram o q eh possivel para ajudar!! Meu ponto de vista...
AntonioCarlos, 3°A

Anônimo disse...

O que eu entendi do texto foi que
a melhor forma de descartar pilhas e baterias são em lugares específicos de coleta seletiva.Jogar pilhas no lixo doméstico é mutio grave porque apresentam metais pesados tóxicos além de um corrosivo.Esses metais liberados no meio ambiente depois da corrosão tem a propriedade de bioacumulação por meio da cadeia alimentar que geram efeitos tóxicos no organismo humano e nos animais. Devido as pressões politicas e as novas legislações ambientais, alguns fabricantes já recolhem os produtos usados. Existem diferentes formas de reciclagem em escala comercial.Os produtos recarregáveis é uma boa medida para evitar a contaminação ambiental, o problema é que o custo desses produtos é elevado, embora esse custo seja diminuido ao passar do anos, grande parte da pupulação não terá condições para compra-los.
Rafaela, n° 30, 3°A!

Rendel Rodrigues vaz 3a ,11 disse...

Acho que as pessoas não deveriam jogar pilhas em lixo domestico,a melho maneria e deixa las em ponto especifico de coleta seletiva.
O descarte de pilhas no lixo domestico e muito perigoso por riscos de contaminação de plantas do solos e lenções freaticos.
Pilhas e baterias precisam ir para o lugar certo.
Eu intendi que elas devem ser levadas para seus lugares certos para não corre nen um risco!

Camila Ruffato n° 17 3° ano A( Humanas ) disse...

O texto fala como é o processo de reciclagem de pilhas e quais são os seus destinos.O mais perigoso é o descarte de pilhas no lixo doméstico com isso o lixo vai para o seu destino, nisso as pilhas polui o solos e contamina inevitavelmente as plantas, lençois freáticos.
As pilhas e as baterias contém grandes metais pesados tóxicos, dentro delas, que são:
•chumbo
•cádmio
•Mercúrio
•níquel
•Também tem nas pilhas o Eletrólito(solução condutora de eletricidade)
Esse metais toxicos causam uma biocumulação nos organismo dos seres humanos e dos animais.
Hoje os fabricantes dessas pilhas estao ajudando o governo e outros postos de colheita de pilhas usadas como a também temos uma legislação ambiental, que tambem ajuda a essa pessoas nao jogar as pilhas em qualquer lixo, essa pilhas são recolhidas pelos seus frabricantes são separadas totalmente o seus produtos.
Para evitar que essa pilhas são jogadas fora, é comprando um pilha recarregavel,mais o problema e que essas pilhas recarregavel o preço delas são muito elevado ao preço de uma pilha comum. Por isso que quase ninguém compra.