segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Big Bang

Big Bang
A Grande Explosão e teoria do nascimento do Universo
Carlos Alberto Campagner*Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação

A explosão inicial que teria dado origem ao Universo
O Prêmio Nobel de física de 2006 foi concedido a uma dupla de pesquisadores americanos, John Mather e George Smoot, por sua contribuição em comprovar a teoria do Big Bang sobre a formação do Universo.Para explicar a teoria do Big Bang, alguns conceitos devem conhecidos antes.
Efeito DopplerEm 1842, Christian Doppler deduziu que, se um corpo luminoso (ou sonoro) está se aproximando de um observador, o comprimento de onda da luz emitida diminui e, se ele estiver se afastando, aumenta. Esse efeito ficou conhecido como efeito Doppler. No nosso cotidiano, podemos notar o efeito Doppler. Quando um carro se aproxima de nós, buzinando, percebemos o som mais agudo (maior freqüência). Quando ele se afasta, o som se torna mais grave.No caso dos corpos estelares esta mudança de freqüência se dá na luz emitida pelos corpos se afastando, que tendem para o vermelho.
Velocidade das galáxiasEm 1929, o astrônomo Edwin Powell Hubble trabalhando no Palomar Observatory, no telescópio Hale (que, durante muitos anos, foi o maior do mundo) descobriu que as chamadas nebulosas nada mais eram que galáxias distantes. Mais tarde, usando o efeito Doppler, provou que, além de estarem fora da nossa galáxia, a Via Láctea, estavam se afastando a velocidades muito grandes.
Teoria do Big BangOra, se as galáxias estão se afastando, isso poderia significar que elas estavam mais próximas em tempos remotos. E se elas estivessem tão perto ao que se concentrassem em um único ponto no início dos tempos?Nasceu assim a teoria do Big Bang: ponto inicial começou com uma explosão, a uma temperatura altíssima, e o Universo começou a se expandir e a esfriar. Na verdade, esta idéia começou a ser discutida a partir da intervenção do padre e cosmólogo belga Georges Lamaître, quando ele propôs que o Universo teria tido um início repentino.A dilatação do universo foi colocada em uma progressão aritmética por Edwin Powell Hubble, que descobriu a razão de seu crescimento, chamada de constante de Hubble. Com o conhecimento da lei de crescimento e sua razão consegue-se estimar a idade do universo (provavelmente entre 8 e 12 bilhões de anos).
Microondas espaciaisAtribui-se a Arno Penzias e Robert Wilson, dos Laboratórios Bell, em New Jersey, EUA, a detecção, por acidente, da radiação cósmica de fundo, em 1964. Estudando interferências nas comunicações eles descobriram uma interferência que eram microondas vindas do espaço. Esta descoberta reforçou a teoria do Big Bang, pois, a propagação desse chamado ruído de fundo se dava em todas as direções e obedecia a constante de Hubble.Outras descobertas começaram a ser feitas e a reforçar, cada vez mais, a teoria. A medida de elementos químicos leves (hidrogênio e hélio) também mostram as transformações cósmicas.Deve-se, porém, lembrar que o Big Bang ainda é uma teoria, ou seja, não foi provada, mas cada vez mais indícios a reforçam, como é o caso dos apresentados prêmios Nobel de 2006. Novas considerações do cientista russo George Gamow sobre o instante zero propõem que naquele momento a matéria começou a predominar em relação à antimatéria.Mais contribuições deverão surgir num futuro próximo e acabar provando ou refutando essa teoria. É assim que a ciência se faz.
*Carlos Alberto Campagner é engenheiro mecânico, com mestrado em mecânica, professor de pós-graduação e consultor de informática.

3 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pelo blog,Sheila!Aqui é a Jessica,sua aluna do Raul Soares(noturno) e desejo à vc todo o sucesso do mundo no seu blog!!!De sua aluna que a estima,JEH.

neilton disse...

Parabens pelo blog e uma pergunta:
Se o Big Bang surgiu de um unico ponto, e que tal ponto contia elevadas temperaturas e pressao,ou seja,quer dizer que,esse primeiro ponto era um atomo que vamos chamalo de "supremo",esse atomo,entao,possuia tudo que existe hoje inclusive os atomos dos seres vivos terrestres,sabemos que esse atomo tinha elevada dencidade,e se ele foi o primeiro entao,possuia varias orbitais de eletros,este atomo tambem era rodeado pela materia negra e pelo vacuo que o contia nesse ponto.Eu queria saber se pote ter sido um neutron que desencadeou o Big Bang,como em uma explosao nuclear,e ou acontecu simplesmente a quebra do nucleo em atomos menores.Porque se o acontecido foi o de fissao nuclear,de onde sera,que deve ter vindo esse neutron.(sera de um outro universo,ou de uma outra dimensao).(((( se voce poder me responder o e-mail e "eddy15_sg@ hotmail.com" )))))
Obrigado

Unknown disse...

Sheila, primeiramente PARABÉNS pelo blog !!! Pra ser sincera, não sou muito fã de física, matemática, essas coisas que levam números(meus neurônios são um pouco preguiçosos nessa parte!) ... Mas achei muito interessante esse espaço dado àqueles que se propõem a interagir em favor do conhecimento !!! Sucesso nesse seu novo empreendimento!!!